CHIPANDELE? BEM, CHIPPENDALE.
Te desafio a procurar um móvel Chippendale (lê-se "chipendeiou") nos antiquários do Rio. Se (isto se) entenderem, vão te corrigir, para chipandéle. E como a voz do povo é a voz de Deus, eu tenho andado procurando uma mesa 'chipandéle' mesmo.
Mas Thomas Chippendale foi um marceneiro inglês, que se consagrou pelo livro de mobiliário "The Gentleman and cabinet-marker's Director", publicado originalmente em 1754.
O guia tornou-se a cartilha do estilo Chippendale, combinando, com fantasia, fontes de inspiração inglesa (gótica, paladiana), francesa (rocaille), holandesa e chinesa. Se os desenhos do livro eram pobres, o mobiliário fabricado por ele era perfeito em mão-de-obra e em desenho. Por causa de seu senso absoluto de linha e proporções, Thomas ganhou o apelido de "mestre da linha curva".
Um móvel de estilo Chippendale/Chipandele tem, de modo geral, pernas curvas (cabriolet), os pés podem ser em pata de leão, e madeira trabalhada com detalhes esculpidos. Chippendale também realizou peças em estilo oriental (chinoiserie). Veja mais fotos.
Fontes: Tia Viki, Almanac e About.
CHIPANDELE? BEM, CHIPPENDALE.
Reviewed by vivianne pontes
on
20:30
Rating:
Nenhum comentário: