Marcel Breuer
Por Stella Cavalcanti
Marcel Lajos Breuer (1902/1981) nasceu na Hungria, lá no centro da Europa. Seu nome já é de difícil pronúncia (Brroier), mas ele tinha um apelido pior: Lajkó.
Breuer estudou na primeira turma da Escola Bauhaus - tendo Le Corbusier, Mies van der Rohe e Walter Gropius como professores - e cresceu dentro da instituição, sendo professor e até diretor. Durante este período, criou a cadeira que se tornou seu maior sucesso: a Wassilly, uma homenagem ao pintor Wassilly Kandinsky. Mas onde tem fato, tem fofoca, e há controvérsias se ela foi feita especialmente pro Kandinsky ou se foi batismo de ocasião.
Breuer saiu da Bauhaus e trabalhou como arquiteto e designer de móveis, com ênfase no uso de aço tubular. Então veio a Segunda Guerra e ele, como tantos de sua geração, fugiu dos nazis. Foi para Londres, onde trabalhou principalmente com arquitetura.
Em 1937 mudou-se para os Estados Unidos, e foi ser professor em Harvard - onde reencontrou os colegas da Bauhaus Mies van de Rohe e Walter Groupious. Como professor - e depois, como diretor do departamento de Arquitetura de Harvard - influenciou toda uma geração de estudantes.
Nos Estados Unidos, seu trabalho se focou na arquitetura, com projetos como o Whitney Museum - e Breuer foi saudado como um dos últimos arquitetos funcionalistas.
E Breuer continua sendo sinônimo de elegância. Ó quem tá lá pra afirmar que a mansão da Cristiane Torloni na novela é chique...
♥ A série Clássicos do Design é patrocinada pela Essência Móveis, que tem várias dessas peças de mobiliário, inclusive miniaturas.
Marcel Breuer
Reviewed by vivianne pontes
on
04:10
Rating:
Nenhum comentário: